quarta-feira, 12 de maio de 2010

Nos tempos da ditadura ou como fazer uma revolução.



Não sou político, não falo de política e nem entendo de política. ponto
Mas comecei a escrever nos tempos da repressão. Sou fruto e filho disto e não tem como fugir. Quando escrevi minhas primeiras letras para a banda guerra fria tinha que mandá-las para a “censura” e só assim poderia tocá-las em shows. Lembro que uma delas chamada de “Bordel Brasil” que tive que enviar pra ser tesourada e eu sabia que ela iria ser vetada então surgiu a idéia de dizer que ela era “instrumental”. Passou. A tesoura já andava mais branda naqueles tempos. Mas antes disso tudo tive meu primeiro confronto com a revolução. A minha revolução.
Essa é a historia da musica “Maluca” uma das minhas prediletas.

Maluca (Ataualba Meireles/André Luiz/Tony Lopes)

Maluca Lindamente louca
Maluca
Lindamente louca

Me dá um beijo na boca
Me joga uma pedra na nuca
Maluca

Maluca
Lindamente louca
Maluca
Sai deste asilo
E vem me amar.


Bem pra começar uma explicação sobre a parceria da letra com André (meu irmão) à parte dele foi à substituição da palavra “cabeça” por “nuca”. Fez a diferença e mereceu o credito.
Depois ela foi inscrita no festival de musica universitário, se não me falha a memória, de 1982. Passamos com louvor pela eliminatória, nota máxima do júri e reclamações dos universiotarios “engajados” que esperavam algo mais “politizado”. E partimos para a final no colégio iceia onde fomos quase que expulsos do festival e depois de muita briga e confusão feita por mim e com o abandono do palco pela banda que tocaria a canção saímos do festival sem cantá-la e sem que a letra constasse no programa oficial (alias este foi o motivo principal da minha briga). Mas a verdade que salva e liberta é uma só: a revolução pode ser feita de varias maneiras eu fiz a minha naqueles dias.
Bom agora é só esperar pela versão oficial e definitiva do Reverendo T & os Discípulos Descrentes que devera contar com a participação especial do autor da musica Ataualba “Zito” Meirelles (que ainda não sabe disso).
E o rock vence mais uma vez.
Acredite e tenha fé.

4 comentários:

  1. Muito bacana essa de contar um pouco sobre as músicas. Semprei achei interessante isso. Apesar de poder darmos nossa própria interpretação ouvir a versão do autor pode ser enriquecedor.

    grande abraço

    Tinho

    ResponderExcluir
  2. que saudades!!!!!!
    "dúvida externa" tempos bons!
    lendo a letra voltei e comeceia cantar, tempo inesquecível!
    Bj vadinha

    ResponderExcluir
  3. grande sacada de andré. eu também gosto das histórias que estão por trás das músicas.

    abs

    ResponderExcluir
  4. Deus Incrível, mas é verdade é sempre grande. Depois de várias rejeições de minha aplicação pelo banco, eu recebi um empréstimo através de uma senhora muito gentil. Para obter mais informações, entre em contato com ela por e-mail para: fredialaila@gmail.com que oferece empréstimos de € 3000 a € 3 milhões para quem quer pagar com juros a uma taxa de 2 baixo % não duvido que mensagem. Esta é uma realidade perfeita. Espalhar a palavra aos seus entes queridos que estão em necessidade.
    reembolso começa cinco meses após o recebimento de créditos
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir